A Puñado é uma revista impressa que, desde 2017, traduz e publica contos e ensaios inéditos no Brasil de autoras latino-americanas e caribenhas.

Sempre organizada ao redor de um eixo temático, a publicação trouxe os seguintes temas em suas primeiras 8 edições: exílios | delírios | família | rituais | limbo | jornada | instinto | no escuro.

Em 2021, foi lançada também a coletânea [e-book] Apañado, com 12 contos selecionados das edições 1 a 6 da revista impressa, além de dois textos inéditos das brasileiras Carla Piazzi e Silvana Tavano, e de uma apresentação escrita pela pesquisadora Leticia Pilger da Silva (UFPR).

edições
0
autoras
0
países de origem
0
contos e ensaios publicados
0
entrevistas
0
páginas
0

O projeto nasceu do desejo de ampliar o espaço para escritoras latinas pouco conhecidas no meio editorial brasileiro e já conta com autoras de mais de 25 países, traduzidas do espanhol, do francês e do inglês, além da presença de cinco brasileiras, com originais em português.

Junto aos textos literários, a revista publica biografias das autoras e entrevistas realizadas por convidadas brasileiras.

Ao abordar processos criativos, influências e perspectivas das escritoras sobre literatura e outros assuntos, as entrevistas aprofundam a imersão dos leitores em seu universo – compondo, junto à biografia e ao conto, um pequeno panorama sobre cada autora.

Entrevistas

Maryse Condé Editora Incompleta

entrevista: Maryse Condé (Guadalupe)

Os feitiços sempre mantêm um elemento oculto, secreto, no intuito de evitar que seu poder tão precioso chegue a qualquer pessoa. Considerando a escrita como [...]

margarita garcía robayo Editora Incompleta

entrevista: Margarita García Robayo (Colômbia)

O conto “La memoria donde ardía”, de Socorro Venegas, começa com uma pergunta: “Somos feitos mais daquilo que esquecemos ou daquilo de que nos lembramos?”. [...]

Opal Palmer Adisa Editora Incompleta

entrevista: Opal Palmer Adisa (Jamaica)

Você tem bastante experiência como escritora e professora. Como é estar ao mesmo tempo em ambos os lados da literatura, escrevendo e criticando? Como você [...]

Raquel Abend van Dalen Editora Incompleta

entrevista: Raquel Abend van Dalen (Venezuela)

Enquanto uma mulher venezuelana, como é sua experiência de morar e trabalhar nos Estados Unidos? Você sente que sofreu preconceito no meio literário estadunidense? Desde [...]

denise phé-funchal

entrevista: Denise Phé-Funchal (Guatemala)

Você conta que alguns leitores classificam "Diretamente nunca" como seu conto mais doce, mais terno – o que talvez seja uma declaração sobre ele, talvez sobre [...]

cristina rivera garza Editora Incompleta

entrevista: Cristina Rivera Garza (México)

Suas obras transitam entre muitos gêneros. Algumas são mais definidas: trata-se de um livro de ensaios, de um romance, de um livro de contos. Em [...]

Apañado Ebook

O melhor da Puñado em um só lugar.

Reunimos em e-book um apanhado de contos essenciais publicados nas seis primeiras edições da revista. Um compilado imperdível para descobrir ou se aprofundar na potência da literatura contemporânea produzida por mulheres da América Latina e do Caribe. E ainda: dois textos inéditos das brasileiras Carla Piazzi e Silvana Tavano, e uma apresentação da pesquisadora Leticia Pilger da Silva (UFPR). Garantimos o seu assombro.

Equipe

{A cada número da revista, contamos com a colaboração de entrevistadoras distintas, assim como eventuais tradutores, diagramadores e artistas diversos. A equipe fixa atual é composta por}:

organização, traduções e supervisão de traduções :: Laura Del Rey e Raquel Dommarco Pedrão
edição e projeto gráfico :: Laura Del Rey
assistência editorial :: Fernanda Heitzman
preparação de texto :: Aline Caixeta Rodrigues
diagramação e design complementar :: Fernando Zanardo e Angela Mendes
catalogação ::
Ruth Simão Paulino