Descrição
A Horta
144 páginas
Um homem sai da cidade deixando tudo para trás, e faz uma viagem de trem em direção ao campo. Junto a Luísa, sua companheira “que não queria estar ali”, se instala em uma casa no interior, onde pretende fazer uma horta imensa, inútil; uma horta de girassóis.
Enquanto se entendem com o espaço, com a terra, os forasteiros vão se relacionando com figuras do novo cotidiano: o caseiro que não sabiam morar lá, a vizinha, o padre, os rottweilers. Acompanhando o vaivém dos pensamentos do narrador, tateamos os desenlaces possíveis para os conflitos, sonhos e tensões que surgem. “E por que é que não nascem meus girassóis?”.
Primeiro romance do escritor carioca Henrique Barreto, A Horta é uma poderosa tentativa de compreender e traduzir o mundo, tão ávido por sementes de reflexão e beleza.
Saiba mais sobre A Horta aqui.
Puñado 7 ~ tema: Instinto
264 páginas
Revista de literatura latino-americana e caribenha escrita por mulheres.
Autoras da edição: Alba Eiragi Duarte Portillo (Paraguai), Cristina Rivera Garza (México), Denise Phé-Funchal (Guatemala), Isabela Benassi (Brasil), Yásnaya Elena A. Gil (México), Margarita García Robayo (Colômbia), María Eugenia Ramos (Honduras), Maryse Condé (Guadalupe), Opal Palmer Adisa (Jamaica), Raquel Abend van Dalen (Venezuela), Solange Rodríguez Pappe (Equador) e zênite astra (Brasil)
Especial :: caderno de entrevistas com as tradutoras Adriana Buzzetti, Mariana Sanchez, Neide Jallageas, Silvia Massimini Felix e Stephanie Borges
Saiba mais sobre a Puñado 7 aqui.
Terra fresca da sua tumba
192 páginas
O ruído da terra estrangeira, o fantástico e o macabro emaranhados no cotidiano, a crueldade de que só a família é capaz. Tramas de vingança e reconciliação circundam o abismo da morte e do trauma, em uma prosa intrépida e sensível, que extrai do dia a dia uma beleza brutal. Os seis contos longos que compõem a estreia em livro no Brasil da boliviana Giovanna Rivero são um chamado a outras vidas possíveis; expurgo e oração.
Tierra fresca de su tumba foi publicado no idioma original na Argentina (Marciana, 2020); na Bolívia (El Cuervo, 2020); e na Espanha (Candaya, 2021). Alguns contos foram traduzidos para o italiano e incluídos no livro Ricomporre amorevoli scheletri (Gran Via, Itália, 2020). A edição em português, Terra fresca da sua tumba, é o primeiro livro da autora lançado no Brasil, em coedição das editoras Incompleta e Jandaíra.
Saiba mais sobre Terra fresca da sua tumba aqui.
vila mathusa
144 páginas
Composto por oito textos, vila mathusa conta as histórias entrecruzadas de moradores transgênero que habitam uma mesma vila na capital paulista. Explorando formas e atmosferas diversas, como as narrativas de detetive, cartas e diários, a autora contempla momentos de perda, ternura, suspense e humor, sob a perspectiva de personagens tão distintos quanto Aurora e Rubi, duas crianças em um dia de aventuras, e Mathusa, a travesti que é a “matrona” da vila.
Temas como o envelhecimento, os afetos e o sentido de comunidade são tratados com riqueza visual. Soma-se a isso uma cuidadosa pesquisa histórica sobre as memórias de um Brasil autoritário, que não desiste de se presentificar na vida de corpos dissidentes.
Saiba mais sobre vila mathusa aqui.