zênite astra

[Em qual edição da Puñado aparece? Puñado 7 :: instinto]

Nasceu em 1995 em Ribeirão Preto. Mudou-se em 2013 para Campinas, onde reside até hoje.

É licenciada em Letras pela Unicamp e atua como educadora. Em sua produção artística, explora poesia e prosa, e experimenta o uso de diferentes materiais, com variadas formas visuais e vocais – colagens, zines e performances. Gosta de investigar a memória, a resistência e a formação de comunidades nas experiências trans, não binárias e travestis.

Em 2019 produziu, de maneira independente, três zines (os “zenis”: chamamentos à mulher por vir; como ser poeta; e o meu nome quer dizer verdade). No início de 2020, participou como expositora na NHAÍ – Feira de Literatura e Arte Impressa organizada pela Casa 1. No mesmo ano, publicou o conto “o meu nome quer dizer verdade” na revista digital Uso #3.

vila mathusa é seu comovente livro de estreia. A obra, composta por oito contos, transita entre diversos focos narrativos e explora diferentes gêneros e estilos, como o diário, as narrativas epistolares e as histórias de detetive; percorrendo as vidas dos moradores de uma mesma vila. As histórias atravessam momentos de perda, ternura, suspense e humor. Soma-se ao olhar afiado da autora sobre o cotidiano uma cuidadosa pesquisa histórica acerca das memórias de um Brasil autoritário que não desiste de se presentificar na vida de corpos dissidentes.

Esta é uma reprodução da biografia da autora que publicamos na edição impressa da revista Puñado, por isso alguns dados podem estar desatualizados. Aqui em nosso site, você também pode conferir entrevistas realizadas com diversas autoras da revista. Aproveite a leitura!

Se você gosta de zênite astra, pode gostar de ler…

O melhor da Puñado em um só lugar.

Reunimos em e-book um apanhado de contos essenciais publicados nas seis primeiras edições da revista. Um compilado imperdível para descobrir ou se aprofundar na potência da literatura contemporânea produzida por mulheres da América Latina e do Caribe. E ainda: dois textos inéditos das brasileiras Carla Piazzi e Silvana Tavano, e uma apresentação da pesquisadora Leticia Pilger da Silva (UFPR). Garantimos o seu assombro.

Se você gosta de zênite astra, pode gostar de ler…