Denise Phé-Funchal

[Em qual edição da Puñado aparece? Puñado 7 :: instinto]

Escritora, socióloga e professora da Universidad del Valle de Guatemala, onde ministra aulas de Redação e Literatura Europeia.

Nascida na Guatemala em 1977, Denise deu os primeiros passos no mundo das letras por meio de leituras noturnas – para fazê-la dormir, a mãe lia autores como Edgar Allan Poe, Bocaccio, Ambrose Bierce e Saki. Ao redor dos oito anos, Denise consolidou esse amor quando descobriu a biblioteca do colégio, tornando-se logo amiga das bibliotecárias.

Estreou na literatura com o romance Las flores (F&G, 2007), que aborda temas como a religiosidade e as comunidades que se formam ao seu redor. Em sua bibliografia, a autora conta com publicações de gêneros diversos, tais como: Manual del Mundo Paraíso (Catafixia, 2010, poemas); Buenas costumbres (F&G, 2011, contos); Ana sonríe (F&G, 2015, romance); La habitación de la memoria (Alfaguara, 2015, romance); Sala de estar (Óscar de León, 2017, contos); e Dicen (Patológica Editores, 2019, teatro), além de integrar diversas antologias de contos e poemas.

Em 2009, Phé-Funchal roteirizou o documentário Reinas de la noche, sobre a vida de mulheres trans na Guatemala. No ano seguinte, adaptou seus próprios contos para o audiovisual com o curta Chapstick. O filme foi selecionado para o Short Film Corner no Festival de Cannes de 2011.

Esta é uma reprodução da biografia da autora que publicamos na edição impressa da revista Puñado, por isso alguns dados podem estar desatualizados. Aqui em nosso site, você também pode conferir entrevistas realizadas com diversas autoras da revista. Aproveite a leitura!

Se você gosta de Denise Phé-Funchal, pode gostar de ler…

R$ 68,00

O melhor da Puñado em um só lugar.

Reunimos em e-book um apanhado de contos essenciais publicados nas seis primeiras edições da revista. Um compilado imperdível para descobrir ou se aprofundar na potência da literatura contemporânea produzida por mulheres da América Latina e do Caribe. E ainda: dois textos inéditos das brasileiras Carla Piazzi e Silvana Tavano, e uma apresentação da pesquisadora Leticia Pilger da Silva (UFPR). Garantimos o seu assombro.

Se você gosta de Denise Phé-Funchal, pode gostar de ler…