Vera Giaconi

[Em qual edição da Puñado aparece? Puñado 3 :: família]

A escritora e editora uruguaia nasceu em Montevidéu, em 1974, mas vive em Buenos Aires desde a infância. Atua como redatora e revisora autônoma há mais de treze anos, ministra cursos de escrita e tem dois livros publicados.

Carne viva (Editora Cadencia, 2011) foi o primeiro; a obra é uma reunião de contos cujo eixo temático gira em torno da mulher e da loucura. Na época de seu lançamento, diversos veículos publicaram críticas entusiasmadas e entrevistas com a autora, entre eles o La Nación (ADN Cultura), a revista Ñ e a revista Vos. Em 2014, Carne viva foi traduzido para o hebraico e lançado em Israel por Zikit Sfarim.

Em 2015, Vera ficou entre os cinco finalistas do importante “Prêmio Internacional de Narrativa Breve – Ribera del Duero”, o que impulsionou o seu nome e a publicação de seu segundo livro, Seres queridos, em 2017 (Editora Anagrama).

Outros textos da autora foram selecionados para jornais e sites como o The Short Story Project: Stories That Cross the Line. Em 2012, Giaconi fez parte da antologia Extratextos: Clarice Lispector, personagens reescritos, publicada pela Oficina Raquel. O livro é uma homenagem aos trinta e cinco anos da morte da brasileira.

Algumas das características mais marcantes da escritora uruguaia estão enumeradas nessa crítica de Virginia Cosin: “Giaconi tem a grande capacidade de nomear o inominável, de colocar em evidência o impalpável, de extenuar os limites, administrando o relato com uma cuidadosa economia de palavras”.

Esta é uma reprodução da biografia da autora que publicamos na edição impressa da revista Puñado, por isso alguns dados podem estar desatualizados. Aqui em nosso site, você também pode conferir entrevistas realizadas com diversas autoras da revista. Aproveite a leitura!

Se você gosta de Vera Giaconi, pode gostar de ler…

R$ 96,00

O melhor da Puñado em um só lugar.

Reunimos em e-book um apanhado de contos essenciais publicados nas seis primeiras edições da revista. Um compilado imperdível para descobrir ou se aprofundar na potência da literatura contemporânea produzida por mulheres da América Latina e do Caribe. E ainda: dois textos inéditos das brasileiras Carla Piazzi e Silvana Tavano, e uma apresentação da pesquisadora Leticia Pilger da Silva (UFPR). Garantimos o seu assombro.

Se você gosta de Vera Giaconi, pode gostar de ler…