Andrea Jeftanovic

[Em qual edição da Puñado aparece? Puñado 3 :: família]

Nascida em 1970 (Santiago do Chile), a escritora e professora tem ascendência judia e sérvio- croata.

Graduou-se em sociologia pela Universidad Católica de Santiago, em 1994, e completou o PhD em literatura hispano-americana pela University of Califórnia, Berkeley, em 2005.

Prestigiada em seu país, Jeftanovic tem diversos livros publicados: os romances Escenario de guerra (2000) e Geografía de la lengua (2007); os trabalhos de não ficção Conversaciones com Isidora Aguirre (2009) e Hablan los hijos (2011); três livros de contos (Monologos en fuga, de 2006, No aceptes caramelos de extraños, de 2011, e Destinos errantes, de 2017); entre outros.

O texto que escolhemos para a Puñado é o último dos contos de No aceptes caramelos de extraños. Esse livro, no qual a autora publicou sete textos inéditos, foi proibido em países como a Alemanha e os Estados Unidos, que consideraram o conto “Árbol genealógico” ofensivo. Além do Chile, foi lançado no México, em Cuba e na Espanha.

Suas influências principais são a escritora Diamela Eltit, a escritora e dramaturga Isidora Aguirre e o escritor, psiquiatra e dramaturgo Marco Antonio de la Parra.

Ao longo de sua carreira, Jeftanovic recebeu prêmios importantes, dentre os quais se destacam o “Prêmio del Consejo Nacional del Libro y la Lectura” (2000), por Escenario de guerra, e o “Prêmio del Círculo de Críticos de Arte de Chile” (2011), por No aceptes caramelos de extraños.

Esta é uma reprodução da biografia da autora que publicamos na edição impressa da revista Puñado, por isso alguns dados podem estar desatualizados. Aqui em nosso site, você também pode conferir entrevistas realizadas com diversas autoras da revista. Aproveite a leitura!

Se você gosta de Andrea Jeftanovic, pode gostar de ler…

O melhor da Puñado em um só lugar.

Reunimos em e-book um apanhado de contos essenciais publicados nas seis primeiras edições da revista. Um compilado imperdível para descobrir ou se aprofundar na potência da literatura contemporânea produzida por mulheres da América Latina e do Caribe. E ainda: dois textos inéditos das brasileiras Carla Piazzi e Silvana Tavano, e uma apresentação da pesquisadora Leticia Pilger da Silva (UFPR). Garantimos o seu assombro.

Se você gosta de Andrea Jeftanovic, pode gostar de ler…