_Denise
Phé-Funchal

    Escritora, socióloga e professora da Universidad del Valle de Guatemala, onde ministra aulas de Redação e Literatura Europeia.

    Nascida na Guatemala em 1977, Denise deu os primeiros passos no mundo das letras por meio de leituras noturnas – para fazê-la dormir, a mãe lia autores como Edgar Allan Poe, Bocaccio, Ambrose Bierce e Saki. Ao redor dos oito anos, Denise consolidou esse amor quando descobriu a biblioteca do colégio, tornando-se logo amiga das bibliotecárias.

    Estreou na literatura com o romance Las flores (F&G, 2007), que aborda temas como a religiosidade e as comunidades que se formam ao seu redor. Em sua bibliografia, a autora conta com publicações de gêneros diversos, tais como: Manual del Mundo Paraíso (Catafixia, 2010, poemas); Buenas costumbres (F&G, 2011, contos); Ana sonríe (F&G, 2015, romance); La habitación de la memoria (Alfaguara, 2015, romance); Sala de estar (Óscar de León, 2017, contos); e Dicen (Patológica Editores, 2019, teatro), além de integrar diversas antologias de contos e poemas.

    Em 2009, Phé-Funchal roteirizou o documentário Reinas de la noche, sobre a vida de mulheres trans na Guatemala. No ano seguinte, adaptou seus próprios contos para o audiovisual com o curta Chapstick. O filme foi selecionado para o Short Film Corner no Festival de Cannes de 2011.

    0