Rose Mary Salum é uma autora mexicana, descendente de libaneses exilados que se estabeleceram na Cidade do México. Além de escritora, Rose Mary é a fundadora da revista literária bilíngue Literal: Latin American Voices and Literal Publishing.
Entre suas publicações, destacam-se os livros: Delta de las arenas: Cuentos árabes, cuentos judíos (vencedor do Prêmio Internacional do Livro Latino, em 2014) e El agua que mece el silencio (vencedor do Prêmio Internacional do Livro Latino, em 2016, e do prestigiado Prêmio Panamericano Carlos Montemayor, em 2017). Seus contos e ensaios compõem diversas antologias.
Por sua produção literária, recebeu ainda os seguintes reconhecimentos: um Classical Award, concedido pela Universidade St. Thomas, em 2006; uma menção honrosa no concurso Ana María Matute, em 2008; título de Autor do Ano, no Festival do Livro Hispânico, em 2008; Prêmio Mulheres Destacadas, concedido pela agência ImpreMedia, em 2014; e um reconhecimento oficial do Congresso dos EUA, entre outros.
Atualmente, Rose é membro da North American Language Academy e professora de escrita criativa na Universidade de Rice (EUA).
Para este número da revista, a autora fez a gentileza de nos ceder gratuitamente os direitos do conto “A água que embala o silêncio”, como forma de estimular a Puñado.