Maryse Condé

[Em qual edição da Puñado aparece? Puñado 7 :: instinto]

A mais jovem de oito filhos nasceu em 1937 em Pointe-à-Pitre, Guadalupe. Formada em Literatura Comparada pela Sorbonne e professora emérita de Francês e Filologia Românica da Universidade de Columbia (Nova York), Condé é autora de mais de 20 livros que passeiam por diversos gêneros literários. Seu primeiro romance, Hérémakhonon (Union générale d’éditions, 1976), foi publicado quando a autora tinha 39 anos. Sua obra explora temas raciais, culturais e de gênero em várias épocas históricas. Até o momento, apenas dois de seus livros foram traduzidos para o português: Corações migrantes (Rocco, 2002), uma reimaginação caribenha de O morro dos ventos uivantes, e Eu, Tituba: Bruxa negra de Salem (Rocco, 1997; Rosa do Ventos, 2019), que narra a história de uma jovem escravizada que se tornou uma das primeiras mulheres julgadas nos tribunais de Salem.

Em 2018, a autora recebeu o New Academy Book Prize, uma espécie de Nobel alternativo criado como resposta à suspensão da premiação naquele ano. Ao premiá-la, o comitê afirmou que “Condé descreve os estragos do colonialismo e o caos pós-colonial utilizando uma linguagem ao mesmo tempo precisa e envolvente”.

Para a 7a edição da Puñado, selecionamos um capítulo do romance Traversée de la mangrove (Mercure de France, 1989) – livro sobre o qual seu tradutor para o inglês, Richard Philcox, afirmou só ter encontrado (após diversas tentativas) a chave perfeita para o tom e o registro de voz da autora, “seus detalhes triviais de relevância universal, e a forma como as cores da natureza se entrelaçam às vidas pessoais” na escrita de Virginia Woolf, sobretudo em O farol.

Esta é uma reprodução da biografia da autora que publicamos na edição impressa da revista Puñado, por isso alguns dados podem estar desatualizados. Aqui em nosso site, você também pode conferir entrevistas realizadas com diversas autoras da revista. Aproveite a leitura!

Se você gosta de Maryse Condé, pode gostar de ler…

R$ 96,00

O melhor da Puñado em um só lugar.

Reunimos em e-book um apanhado de contos essenciais publicados nas seis primeiras edições da revista. Um compilado imperdível para descobrir ou se aprofundar na potência da literatura contemporânea produzida por mulheres da América Latina e do Caribe. E ainda: dois textos inéditos das brasileiras Carla Piazzi e Silvana Tavano, e uma apresentação da pesquisadora Leticia Pilger da Silva (UFPR). Garantimos o seu assombro.

Se você gosta de Maryse Condé, pode gostar de ler…