Verónica Gerber Bicecci

[Em qual edição da Puñado aparece? Puñado 4 :: rituais]

A mexicana Verónica Gerber Bicecci (1981) se define como uma artista visual que escreve.

Publicou os livros Mudanza (2010) e Conjunto vacío (2015).

Entre outros projetos e intervenções que realizou, destacam-se Palabras migrantes (2017), na Art Association, Jackson Hole, em Wyoming (Estados Unidos); Los hablantes No. 2 (2016), no Museo Amparo, em Puebla (México); e El vacío amplificado (2016), na Casa-Taller José Clemente Orozco, em Guadalajara (México).

Verónica é editora na cooperativa Tumbona Ediciones e docente no Seminário de Produção Fotográfica do Centro de La Imagen (México).

A obra bilíngue Los hablantes No. 1 (Os falantes No. 1) foi originalmente composta em espanhol/ inglês. Para a sua publicação na Puñado, mantivemos a característica bilíngue do texto, conservando o espanhol e contando com a adaptação da autora para o português.

O trabalho faz parte de uma série de narrativas visuais curtas realizada por Gerber e lida com as questões da linguagem a partir de elementos base de diagramação vindos da Teoria dos Conjuntos – como vazio, união e intersecção.

Los hablantes No. 1 foi montado em 2014 em formato expositivo, com grafite sobre filme autoadesivo e pintura acrílica, e também impresso em um catálogo sobre a obra visual da artista.

Mais sobre o trabalho de Verónica pode ser visto no site www.veronicagerberbicecci.net.

Esta é uma reprodução da biografia da autora que publicamos na edição impressa da revista Puñado, por isso alguns dados podem estar desatualizados. Aqui em nosso site, você também pode conferir entrevistas realizadas com diversas autoras da revista. Aproveite a leitura!

Se você gosta de Verónica Gerber Bicecci, pode gostar de ler…

O melhor da Puñado em um só lugar.

Reunimos em e-book um apanhado de contos essenciais publicados nas seis primeiras edições da revista. Um compilado imperdível para descobrir ou se aprofundar na potência da literatura contemporânea produzida por mulheres da América Latina e do Caribe. E ainda: dois textos inéditos das brasileiras Carla Piazzi e Silvana Tavano, e uma apresentação da pesquisadora Leticia Pilger da Silva (UFPR). Garantimos o seu assombro.

Se você gosta de Verónica Gerber Bicecci, pode gostar de ler…