Edwidge Danticat

[Em qual edição da Puñado aparece? Apañado [e-book] e Puñado 3 :: família]

Danticat nasceu em Porto Príncipe (Haiti) em 1969. Começou a escrever aos nove anos. Aos doze, se mudou para os Estados Unidos, a fim de reencontrar os pais, de quem havia se separado ainda criança. Inicialmente, tinha planos de se tornar uma enfermeira, mas mudou de ideia e completou a graduação em Literatura Francesa. Em 1993, concluiu o Mestrado em Escrita Criativa na Brown University. Sua tese, My turn in the fire – an abridged novel, foi a base para a escrita de seu primeiro romance, Breath, Eyes, Memory (1994).

Desde então, a autora publicou diversos romances, ensaios e coletâneas de contos, além de ter colaborado com roteiros cinematográficos. Seus trabalhos integram dezenas de revistas, antologias e jornais, e já foram traduzidos para o japonês, o coreano, o francês, o alemão e o espanhol, entre outros idiomas. Como docente regular ou convidada, lecionou em instituições de destaque.

O texto que escolhemos para a Puñado foi publicado em 1995, no livro Krik? Krak!, e venceu o prêmio Pushcart de contos. No mesmo ano, a coletânea foi finalista do “The National Book Award”. Um ano depois, a revista Granta apontou Danticat como uma das vinte melhores autoras jovens dos Estados Unidos.

A escritora foi premiada diversas vezes, entre elas: em 2008, com o “National Book Critics Circle Award”, pelo romance Brother, I am dying; em 2004, com “The Story Prize”, por The new breaker; e, mais recentemete, com o “Neustadt International Prize for Literature” (2017), pelo conjunto de sua obra.

Esta é uma reprodução da biografia da autora que publicamos na edição impressa da revista Puñado, por isso alguns dados podem estar desatualizados. Aqui em nosso site, você também pode conferir entrevistas realizadas com diversas autoras da revista. Aproveite a leitura!

Se você gosta de Edwidge Danticat, pode gostar de ler…

R$ 96,00

O melhor da Puñado em um só lugar.

Reunimos em e-book um apanhado de contos essenciais publicados nas seis primeiras edições da revista. Um compilado imperdível para descobrir ou se aprofundar na potência da literatura contemporânea produzida por mulheres da América Latina e do Caribe. E ainda: dois textos inéditos das brasileiras Carla Piazzi e Silvana Tavano, e uma apresentação da pesquisadora Leticia Pilger da Silva (UFPR). Garantimos o seu assombro.

Se você gosta de Edwidge Danticat, pode gostar de ler…