Constanza Gutiérrez

[Em qual edição da Puñado aparece? Puñado 6-B :: jornada]

Constanza Gutiérrez nasceu em 1990, na pequena cidade de Castro, em uma ilha ao sul do Chile, chamada Chiloé – onde viveu até a adolescência. Aos nove anos, redigiu o seu primeiro livro e chegou a enviá-lo para uma editora, com a certeza de que seria uma escritora daí em diante.

Formada em Letras pela Universidade Alberto Hurtado (Santiago), Gutiérrez já é considerada uma das vozes jovens mais promissoras da literatura chilena. Possui três livros publicados, sendo um romance: Incompetentes (La Pollera, 2014); e duas coletâneas de contos: Terriers (Montacerdos, 2017) – finalista do Prêmio Hispano-americano de Contos Gabriel García Márquez, concedido pelo Ministério da Cultura e pela Biblioteca Nacional da Colômbia – e La educación básica (Pesopluma, 2019).

A autora conta ainda com outras premiações e reconhecimentos, dentre os quais destacam-se: o primeiro lugar no Concurso Roberto Bolaño, em 2011, pelo conto “Arizona”; e o Prêmio Municipal Santiago, em 2018, por Terriers – livro do qual extraímos o conto “Caça aos Coelhos”, publicado nesta edição da Puñado.

Atualmente, Gutiérrez está trabalhando em um romance chamado El príncipe del rap, além de seguir escrevendo contos para publicações futuras.

Esta é uma reprodução da biografia da autora que publicamos na edição impressa da revista Puñado, por isso alguns dados podem estar desatualizados. Aqui em nosso site, você também pode conferir entrevistas realizadas com diversas autoras da revista. Aproveite a leitura!

Se você gosta de Constanza Gutiérrez, pode gostar de ler…

O melhor da Puñado em um só lugar.

Reunimos em e-book um apanhado de contos essenciais publicados nas seis primeiras edições da revista. Um compilado imperdível para descobrir ou se aprofundar na potência da literatura contemporânea produzida por mulheres da América Latina e do Caribe. E ainda: dois textos inéditos das brasileiras Carla Piazzi e Silvana Tavano, e uma apresentação da pesquisadora Leticia Pilger da Silva (UFPR). Garantimos o seu assombro.

Se você gosta de Constanza Gutiérrez, pode gostar de ler…