Claudia Ulloa Donoso

[Em qual edição da Puñado aparece? Apañado [e-book] e Puñado 2 :: delírios]

A autora peruana, nascida em 1979 e graduada em sociologia, dedicou-se desde cedo à escrita literária.

Em 1996, ficou em primeiro lugar no concurso “Terminemos el cuento”, organizado pela União Latina, o Consulado da Espanha de Lima e o jornal El Comercio. Dois anos depois, aos dezenove, venceu o concurso “El cuento de las 1000 palabras”, organizado pela revista Caretas de Lima.

O primeiro livro da autora, El pez que aprendió a caminar, foi publicado em 2006 pela editora Estruendomudo. Pouco depois, Ulloa lançou pela mesma editora o livro Séptima madrugada, baseado em um weblog.

“Passarinho” é o primeiro de diversos contos da obra homônima da escritora (Pajarito), editada pela Laurel em 2014. O conto já havia aparecido em seu primeiro livro.

Os textos de Claudia também figuram em revistas impressas e digitais no Peru, no México e na Espanha, além de antologias como a Nuevo cuento latinoamericano, a Antología de la novísima narrativa breve hispanoamericana e a Les bonnes nouvelles de l’Amérique latine, entre outras.

A autora participou do Fórum de Novíssimos Narradores (2009) em Guadalajara; do Congresso Letral (2009) em Granada; e do III Congresso de Narradores Latino-Americanos (2010) em Madri.

Atualmente, vive no norte da Noruega na cidade de Bodø, e atua como professora de espanhol e norueguês para imigrantes.

Esta é uma reprodução da biografia da autora que publicamos na edição impressa da revista Puñado, por isso alguns dados podem estar desatualizados. Aqui em nosso site, você também pode conferir entrevistas realizadas com diversas autoras da revista. Aproveite a leitura!

Se você gosta de Claudia Ulloa Donoso, pode gostar de ler…

O melhor da Puñado em um só lugar.

Reunimos em e-book um apanhado de contos essenciais publicados nas seis primeiras edições da revista. Um compilado imperdível para descobrir ou se aprofundar na potência da literatura contemporânea produzida por mulheres da América Latina e do Caribe. E ainda: dois textos inéditos das brasileiras Carla Piazzi e Silvana Tavano, e uma apresentação da pesquisadora Leticia Pilger da Silva (UFPR). Garantimos o seu assombro.

Se você gosta de Claudia Ulloa Donoso, pode gostar de ler…