Jamaica Kincaid

[Em qual edição da Puñado aparece? Apañado [e-book] e Puñado 2 :: delírios]

Conhecida como Jamaica Kincaid, a escritora e editora de St. Johns (Antígua) alterou seu nome de nascença, Elaine Potter Richardson, com o qual foi batizada em 1949. Kincaid cursou a educação primária no sistema britânico colonial. Em 1966, na adolescência, foi enviada pela mãe para Scarsdale (EUA), a fim de seguir com os estudos. Uma década depois, passou a colaborar com a The New Yorker, onde ficou por nove anos. Uma seleção dos artigos produzidos nesse período, em sua coluna chamada “Talk stories”, foi organizada em livro.

A autora publicou diversos romances e livros de não-ficção, além de contos e artigos para revistas e websites. Destacam-se At the bottom of the river (1983), com o qual conquistou o “Prêmio Morton Dauwen Zabel”, concedido pela Academia Americana de Artes e Letras; Annie John (1985), finalista do “Prêmio International Ritz Paris Hemingway” e vencedor do “Center for Fiction’s Clifton Fadiman”; A small place (1988), que teve trechos incorporados ao documentário Life and debt; The autobiography of my mother (1996), vencedor do “Prêmio Anisfield-Wolf” e See now then (2013), que conquistou o “Prêmio American Book” em 2014. O conto que selecionamos para a Puñado foi publicado pela primeira vez em inglês, na The Paris Review, em 1981.

A autora, que atualmente leciona na Universidade de Harvard, tem como uma de suas marcas a forte carga autobiográfica presente nas obras. Kincaid se define como uma escritora, uma jardineira e uma escritora jardineira.

Esta é uma reprodução da biografia da autora que publicamos na edição impressa da revista Puñado, por isso alguns dados podem estar desatualizados. Aqui em nosso site, você também pode conferir entrevistas realizadas com diversas autoras da revista. Aproveite a leitura!

Se você gosta de Jamaica Kincaid, pode gostar de ler…

R$ 50,00

O melhor da Puñado em um só lugar.

Reunimos em e-book um apanhado de contos essenciais publicados nas seis primeiras edições da revista. Um compilado imperdível para descobrir ou se aprofundar na potência da literatura contemporânea produzida por mulheres da América Latina e do Caribe. E ainda: dois textos inéditos das brasileiras Carla Piazzi e Silvana Tavano, e uma apresentação da pesquisadora Leticia Pilger da Silva (UFPR). Garantimos o seu assombro.

Se você gosta de Jamaica Kincaid, pode gostar de ler…