A mexicana Verónica Gerber Bicecci (1981) se define como uma artista visual que escreve.
Publicou os livros Mudanza (2010) e Conjunto vacío (2015).
Entre outros projetos e intervenções que realizou, destacam-se Palabras migrantes (2017), na Art Association, Jackson Hole, em Wyoming (Estados Unidos); Los hablantes No. 2 (2016), no Museo Amparo, em Puebla (México); e El vacío amplificado (2016), na Casa-Taller José Clemente Orozco, em Guadalajara (México).
Verónica é editora na cooperativa Tumbona Ediciones e docente no Seminário de Produção Fotográfica do Centro de La Imagen (México).
A obra bilíngue Los hablantes No. 1 (Os falantes No. 1) foi originalmente composta em espanhol/ inglês. Para a sua publicação na Puñado, mantivemos a característica bilíngue do texto, conservando o espanhol e contando com a adaptação da autora para o português.
O trabalho faz parte de uma série de narrativas visuais curtas realizada por Gerber e lida com as questões da linguagem a partir de elementos base de diagramação vindos da Teoria dos Conjuntos – como vazio, união e intersecção.
Los hablantes No. 1 foi montado em 2014 em formato expositivo, com grafite sobre filme autoadesivo e pintura acrílica, e também impresso em um catálogo sobre a obra visual da artista.
Mais sobre o trabalho de Verónica pode ser visto no site www.veronicagerberbicecci.net.