Melanie Taylor Herrera nasceu na Cidade do Panamá, em 1972. Possui um técnico superior em violino pelo Instituto Nacional de Música, formação em psicologia pela Universidade do Panamá e mestrado em musicoterapia pela Universidade Hahnemann. Atualmente, trabalha como violinista profissional e é membro da Orquestra Sinfônica Nacional do Panamá.
A artista possui uma vasta produção de contos, microcontos e poesia. Recebeu, dentre outros, o Prêmio Medio Pollito de Literatura Infantil, em 2006; o Prêmio Rafaela Contreras, concedido pela Associação Nicaraguense de Escritoras, em 2009; o Prêmio Internacional Sexto Continente de Contos Breves, em 2011; e foi a vencedora do concurso de microcontos da Rádio Panamá, em 2014. No mesmo ano, Melanie foi convidada para o festival literário Centroamerica Cuenta; e, em 2016, participou do VII Congresso Internacional da Língua Espanhola.
Possui três livros de contos publicados: Tiempos Acuáticos (2000); Amables Predicciones (2005); e Camino a Mariato (2009). Também participou de numerosas antologias, com destaque para a coletânea Nothing Short Of: Selected Tales from 100 Word Story.
A panamenha tem, ainda, diversos textos publicados em revistas digitais; e mantém o blog Cuentos al Garete.