Évelyne Trouillot é haitiana, nascida na capital, Porto Príncipe, onde trabalha como professora de francês na Universidade Estadual. A autora é uma das fundadoras da Pré-Texte: uma organização de escritores que patrocina oficinas de leitura, escrita, tradução e edição; assim como do Centro Cultural Anne-Marie Morisset, inaugurado sem fins lucrativos após o terremoto que atingiu o país em 2010.
Seu primeiro livro de contos, La chambre interdite, foi publicado em 1996. Em 2004, o romance de estreia da autora, Rosalie l’infâme, foi premiado pelo Clube Soroptimista de Grenoble; e em 2005, sua primeira peça para o teatro, Le bleu de l’Ile, recebeu o prêmio Beaumarchais da ETC Caraïbes. Évelyne publicou ainda três livros de poesia – um em crioulo e dois em francês – e mais quatro romances, tendo recebido o prestigioso Prix Carbet de la Caraïbe et du Tout-Monde pelo livro La mémoire aux abois (2010); e La Bourse Barbancourt por Le Rond-Point (2015).
Seu trabalho já foi traduzido para o espanhol, italiano, alemão e inglês, e publicado em várias revistas na França, Canadá, México e Cuba.
O texto selecionado para este número da Puñado, “À sombra da amendoeira”, foi publicado pela primeira vez em francês, na revista La Nouvelle Revue Française (nº 576, janeiro de 2006), pela editora Gallimard; e em inglês pela WWB, em 2007.