Constanza Gutiérrez nasceu em 1990, na pequena cidade de Castro, em uma ilha ao sul do Chile, chamada Chiloé – onde viveu até a adolescência. Aos nove anos, redigiu o seu primeiro livro e chegou a enviá-lo para uma editora, com a certeza de que seria uma escritora daí em diante.
Formada em Letras pela Universidade Alberto Hurtado (Santiago), Gutiérrez já é considerada uma das vozes jovens mais promissoras da literatura chilena. Possui três livros publicados, sendo um romance: Incompetentes (La Pollera, 2014); e duas coletâneas de contos: Terriers (Montacerdos, 2017) – finalista do Prêmio Hispano-americano de Contos Gabriel García Márquez, concedido pelo Ministério da Cultura e pela Biblioteca Nacional da Colômbia – e La educación básica (Pesopluma, 2019).
A autora conta ainda com outras premiações e reconhecimentos, dentre os quais destacam-se: o primeiro lugar no Concurso Roberto Bolaño, em 2011, pelo conto “Arizona”; e o Prêmio Municipal Santiago, em 2018, por Terriers – livro do qual extraímos o conto “Caça aos Coelhos”, publicado nesta edição da Puñado.
Atualmente, Gutiérrez está trabalhando em um romance chamado El príncipe del rap, além de seguir escrevendo contos para publicações futuras.