_Paula
Porroni

    Paula Porroni nasceu em 1977 na capital argentina e, atualmente, reside em Londres. Graduada em Letras pela Universidade de Buenos Aires, a autora fez um mestrado em Estudos Latino-americanos na Universidade de Cambridge; e outro de Escrita Criativa em Espanhol, na Universidade de Nova Iorque.

    Seu primeiro romance, Buena alumna (Minuscula, 2016), foi muito bem recebido pela crítica, tendo sido destacado pelos veículos Télam, El País, El Tiempo, La Nación, El deber e La Nueva España; além de, em 2019, ter ganhado uma edição francesa, traduzida por Marianne Million. A narrativa, que se passa em uma Europa em crise diante da falta de empregos, traz a história de uma estudante que, cercada pela sombra do fracasso, observa todas as suas promessas de sucesso se esvaírem.

    Para o crítico Carlos Pardo, “podemos relacionar sua prosa (e inteligência) com outras autoras inclementes, como Fleur Jaeggy e Clarice Lispector; mas há um mérito particular em Buena alumna: retratar uma Londres cheia de literatura”.

    Entre suas influências de escrita, estão o brasileiro João Gilberto Noll – cujo romance Lorde (vencedor do prêmio Jabuti em 2005) a autora considera fundamental – e a escritora chilena Diamela Eltit, publicada na Puñado 4.

    0