_Eunice
Shade

    A autora méxico-nicaraguense nascida em 1980 escreve desde os doze anos e divide o tempo entre o ensaio, a prosa e a poesia.

    Em 1999, fundou a revista El Pozo del Paroxismo e pouco tempo depois, juntou-se também à revista Literatosis, no cargo de editora. Trabalhou como jornalista cultural no El Nuevo Diario e desenvolveu, ao longo de dois anos, um programa sobre literatura e filosofia na Rádio Pirata de Manágua.

    Publicou o livro de contos El texto perdido (2007); o livro de poemas Escaleras abajo (2008); o livro de ensaios e experimentos Espesura del deseo ( 2012); o livro de contos Doble línea contínua (2014); e Stories (2016), uma versão bilíngue dos seus contos.

    Além dos livros, Shade possui trabalhos publicados em diversas revistas na Nicarágua e no exterior, bem como em antologias organizadas por editoras de países como Espanha (Nuevo cuento latinoamericano), México (Usted está aquí) e Peru (No es una antología). Participou de colóquios e feiras internacionais, como a Feira Internacional do Livro de Guadalajara (2007) e o Buenos Aires Capital Mundial do Livro (2012). Em 2013, ganhou a bolsa “Fulbright”, com a qual completou sua pós-graduação em Literatura Hispano- Americana, na Universidade de Ohio (EUA).

    Atualmente, ministra cursos e desenvolve o doutorado em Literatura Hispano-Americana na Universidade de Pittsburgh (EUA).

    0