_Claudia
Ulloa
Donoso

    A autora peruana, nascida em 1979 e graduada em Sociologia, dedicou-se desde cedo à escrita literária.

    Em 1996, ficou em primeiro lugar no concurso “Terminemos el cuento”, organizado pela União Latina, o Consulado da Espanha de Lima e o jornal El Comercio. Dois anos depois, aos dezenove, venceu o concurso “El cuento de las 1000 palabras”, organizado pela revista Caretas de Lima.

    O primeiro livro da autora, El pez que aprendió a caminar, foi publicado em 2006 pela editora Estruendomudo. Pouco depois, Ulloa lançou pela mesma editora o livro Séptima madrugada, baseado em um weblog.

    Passarinho é o primeiro de diversos contos da obra homônima da escritora (Pajarito), editada pela Laurel em 2014. O conto já havia aparecido em seu primeiro livro.

    Os textos de Claudia também figuram em revistas impressas e digitais no Peru, no México e na Espanha, além de antologias como a Nuevo cuento latinoamericano, a Antología de la novísima narrativa breve hispanoamericana e a Les bonnes nouvelles de l’Amérique latine, entre outras.

    A autora participou do Fórum de Novíssimos Narradores (2009) em Guadalajara; do Congresso Letral (2009) em Granada; e do III Congresso de Narradores Latino-Americanos (2010) em Madri.

    Atualmente, vive no norte da Noruega na cidade de Bodø, e atua como professora de espanhol e norueguês para imigrantes.

    0