jayme loureiro incompleta poesia

Uma breve viagem por temas e autores (com Jayme Loureiro)

Esta é uma oficina de leitura e de escrita de poesia. Essas atividades, aliás, caminham juntas, e um bom leitor – um leitor crítico – é um dos princípios básicos do bom escritor.

A oficina terá 2 partes que se complementam: a) leitura – e análise – de poemas; b) escrita de textos – e a posterior discussão – a partir de alguns exercícios produzidos em casa.

3x8a1913
fotos do post: Ulisses Barbosa

A proposta é organizada a partir de quatro núcleos temáticos de leitura (que tem como eixo a tópica da viagem), dos quais sairão as propostas dos exercícios:

1. poemas de viagem: deslocamentos e lugares; 2. viagem pela memória; 3. viagem pela leitura; 4. viagem pela linguagem.

Nessa breve viagem pela poesia, vamos ler criticamente textos de alguns autores brasileiros (do modernismo até os dias de hoje), o que vai permitir contemplar dicções e poéticas diferentes, além de examinar modos de composição bastante distintos. Assim, o aluno terá em mãos uma série de exemplos, o que poderá ajudá-lo a desenvolver seu próprio projeto de escrita.

A proposta é trabalhar com um grupo restrito de escritores (essencialmente Manuel Bandeira, Murilo Mendes e José Paulo Paes), o que vai possibilitar, inclusive, um relativo aprofundamento da produção deles.

\\ O PROFESSOR 

Jayme Loureiro é graduado em História pela USP, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e doutor em Literatura Brasileira pela USP. Durante muitos anos atuou no mercado livreiro. Atualmente ministra oficinas de escrita. É professor no curso de pós-graduação Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz e autor de dois livros infantis: Peçoinhas e Sob as ordens do Major Costinha, ambos publicados pela editora Ôzé.

\\ A OFICINA

Início:  30/agosto {{ 4as-feiras, das 19h às 21h }}

no Josefin Coworking (Vila Mariana): Rua Bagé nº 204

Investimento: R$560,00 (referentes a 8 encontros)

Inscrição: Transferências em nome de:

Doravante Produção e Imagens Ltda. ME, CNPJ 17.264.305/0001-03, banco Bradesco, ag 0614, cc 10.8361-9

Dúvidas e envio de comprovantes: contato@incompleta.com.br

3x8a1962


__ complete

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *